quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ao raiar do dia
Nasce a apatia
Que mais tarde ou mais cedo
Se transforma em agonia.
Porquê este ne rien faire?
Em que tudo se perde
e nada se cria..

O absurdo é tal,
Que estou cansado de nada fazer
e do tempo perder..

Sei o problema,
Sei a solução
Mas não mexo uma palha
Porquê, não sei não!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O mundo egoísta em que vivemos

A cultura do individualismo parece ter vindo para ficar neste mundo, cada vez mais egoísta, em que vivemos. Toda uma conjectura global contribui para esta perspectiva minimalista e egocêntrica que as pessoas adoptam no dia-a-dia. Devemos entender que esta cultura individualista não aparece do nada, mas sim como resultado de vários de enraizamento do capitalismo. Se no princípio, o capitalismo afectou apenas os "ideais económicos" de cada um - a busca interminável pelo máximo lucro "pessoal" -, acontece que agora todos os outros ideais humanos foram corrompidos por esta obsessão individual pela riqueza pessoal.
O grande problema não está em cada um querer o melhor para si...até aí não há nada de errado no conceito, o que está em causa é o que cada um faz ou deixa fazer (os meios) e quem afecta ou deixa de afectar para conseguir os seus objectivos, isto é, os fins não podem servir de justificação para os meios, nunca! E em último caso, como está estudado em termos económicos, para haver um ganho tem de haver uma perda e, para haver máximo lucro, alguém tem de perder ou ficar para trás... E agora eu pergunto, será correcto eu ficar um pouco mais rico à custa do meu vizinho que até pode ficar ou estar desempregado?! Será correcto aceitarmos e pactuarmos com esta sociedade materialista, enquanto há pessoas como nós, que apenas têm o azar de viver noutros continentes, a morrer à fome e sem condições mínimas de vida?! Num ponto de vista menos importante, mas talvez mais revelador ainda...será correcto eu ficar feliz com o insucesso de um parceiro de trabalho, só porque isso poderá significar uma hipótese de melhorar a situação profissional? Será correcto eu ficar feliz com a derrota da minha equipa só porque o treinador não me convocou?! Eu sei a resposta...e todos nós sabemos a resposta, mas então porque esta diferença entre o saber e o agir ("olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço")..porquê este facilitismo egoísta de não tomar a decisão mais correcta só porque é mais penosa individualmente?!
Para finalizar este desabafo...o que eu quero dizer é o seguinte: todos nós seremos mais felizes, se pensarmos no bem-estar colectivo antes do individual. É muito mais fácil eu ajudar alguém a ser feliz..e a seguir ser ajudado também. Sem egoísmo, como equipa, como família, como amigos, seremos todos mais realizados e felizes, porque no partilhar é que está o ganho!!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Escrever...o desabafo da alma!

Decidi criar este blog para dar aso à minha imaginação literária e tentar pôr "no papel" aquilo que penso e não penso, sinto ou mesmo que gosto e não gosto neste nosso mundo em que vivemos, e na esperança de que do partilhar de ideias e pensamentos novas coisas nasçam e este mundo melhor se torne...